O amor por nossa profissão motivou o encontro entre o turismo e o café! O Projeto Umami nasceu da nossa vontade de buscar novos olhares, novos sabores e novas experiências associadas ao café de origem e à cultura cafeeira!
Buscamos criar uma conexão entre o café especial, sua cadeia produtiva, mercado consumidor e o planejamento turístico. Através da divulgação da cultura da apreciação do café, por meio do turismo, esperamos contribuir com o desenvolvimento do setor. Utilizar a atividade turística como uma vitrine e alternativa de renda pode ser uma forma de promover o Brasil na busca pelo reconhecimento nacional e internacional, como referência, pelo seu café de qualidade, da planta à xícara.
Viajar é viver e o turismo implica em trocas: entre culturas, percepções e sentidos! Aliar a gastrônomia com o turismo de experiência foi a forma que encontramos de promover os encontros, reavivar a memória e valorizar os lugares, as pessoas e os produtos que estão presentes na nossa mesa!
O Projeto Umami é uma nova proposta de turismo, que dá novos significados a uma prática já antiga. A intenção é promover um novo olhar e proporcionar experiência marcantes, inteligentes, únicas e muito saborosas! Deliciem-se neste Blog! Ele foi feito para saciar os olhos e estimular os sentidos! Provem esta idéia e degustem o sabor da experiência!
Foto: Marina Moss e Helga de Andrade, idealizadoras do Projeto Umami.
Mais umas gotas:
Helga Andrade é Turismóloga formada pela UFMG. Foi
Coordenadora de Projetos e Diretora-Presidente da Território – Empresa Júnior
de Turismo da UFMG, atuando entre 2007 e 2009. Desenvolveu como projeto de
monografia uma análise do café especial no Brasil e seu potencial para o
turismo gastronômico, em especial no estado de Minas Gerais.
Helga também é pós-graduanda em Cafeicultura pelo
IFSULDEMINAS e Barista (especialista em preparo e serviço de café) certificada
pela ACBB – Associação Brasileira de Café e Barista. Desde 2009, conquistou
prêmios de nivel estadual e nacional em competições de Barista, principalmente
na categoria de drinques alcoólicos à base de café. Depois de algumas experiências em classificação, degustação,
torra e comercialização de cafés especiais, passou a se dedicar à pesquisa em
qualidade do café, desenvolvimento de regiões cafeicultoras e aproveitamento
turístico do café. Atualmente é instrutora do Curso de Barista do IFSULDEMINAS
em Machado/MG, oferece serviço de café para eventos e consultoria e treinamento
para cafeterias, padarias e restaurantes.
Os diversos estudos e
relacionamentos conquistados nos setores de turismo e café especial fizeram
surgir uma paixão e uma dedicação ao trabalho unindo a Turismóloga e a Barista.
Desde 2011 levanta a bandeira da valorização da mulher na cadeia do café, sendo
membro-fundadora da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil (IWCA
Brasil). Também atua na Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) como
membro da Diretoria na gestão 2012-2014.
Contato:
Visite o perfil de Helga Andrade no LinkedIn
- E-mail: helga.turismo@yahoo.
com.br - helga.barista@gmail.
com - Twitter: @HelgadeAndrade
Marina Moss é turismóloga formada pela UFMG, mestranda em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e estudante de Relações Internacionais pela PUC-MG. Foi bolsista de projetos de iniciação científica durante as duas graduações, tendo trabalhado em vários projetos de turismo cultural, ecoturismo e turismo de base local em comunidades, com experiência em mobilização social e convivência com a agricultura familiar.
Atualmente trabalha com projetos de consultoria turística na área de planejamento territorial e em projetos de produção e gestão cultural, com experiência em mecanismos de financiamento da cultura. Pesquisadora vinculada à UFMG faz parte do Grupo Integrado de Pesquisas do Espinhaço (GIPE/UFMG), especializada em estudos sobre a paisagem, áreas protegidas e cidades de interesse turístico.
Criada em zona rural e apaixonada por café e pela cultura cafeeira tem se dedicado a compreender porque o Brasil, maior produtor de café do mundo, consome basicamente café de baixa qualidade e investe pouco no potencial associado à cultura do café. Apreciadora dos cafés especiais tem o sonho de levar café de qualidade à mesa de todos os brasileiros, utilizando a atividade turística como ferramenta para promover o intercâmbio cultural e a valorização de um símbolo cultural do país e um dos principais produtos de exportação do Brasil.
Contato:
Visite o perfil de Marina Moss no LinkedIn
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- E-mail: marinamosstur@gmail.
com - Twitter: @Marina_Moss
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