Artigo das idealizadoras do Projeto Umami na Revista Brasileira de Ecoturismo

Acaba de ser lançada, no dia 27 de setembro, a Edição Comemorativa da Revista Brasileira de Ecoturismo, (v.5 n.3), para comemorar a data em que se completam 50 anos do lançamento do livro “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson e o Dia do Turismólogo. Nas palavras do editor chefe da revista, Zysman Neiman:





"Não há como negar a importância dessa obra para o movimento ambientalista. Quando de sua publicação, em 1962, o mundo assistia a um aumento significativo dos problemas ambientais, principalmente os oriundos da poluição provocada pela disseminação das indústrias, que só eram denunciados por um incipiente movimento de alguns poucos ambientalistas. Faltavam argumentos que, com o mesmo arcabouço do conhecimento científico no qual se alicerçava a tecnologia poluidora, apontassem para os malefícios de um crescimento não planejado da sociedade industrial. Rachel Carson teve a coragem de cumprir esse papel primordial, à custa de perseguição e calúnias, tornando-se a primeira a sistematizar os problemas provocados pelas substâncias tóxicas lançadas indiscriminadamente no meio ambiente, principalmente pela agricultura de grande escala. 

"Primavera Silenciosa” é considerado um dos 10 livros ambientais mais importantes do século XX, num rol de obras que inclui títulos como Estado do Mundo do Instituto Worldwatch, Caminhos da Energia Soft de Amory B. Lovins, Capitalismo Natural de Paul Hawken et. al., e A Bomba Populacional, de Paul R. Ehrlich. 

Coincidentemente, dia 27 de setembro também é a data na qual se comemora o Dia Mundial do Turismo. A data foi instituída pela OMT (Organização Mundial do Turismo), órgão que compõe o Sistema das Nações Unidas, em setembro de 1979, em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial. Encerrando o nosso quinto volume, incluímos nesta edição os primeiros trabalhos apresentados no XII Encontro Nacional de Turismo com Base Local (ENTBL), em suas versões completas (em novembro publicaremos os anais no evento, com os resumos de todos os trabalhos), além de outras contribuições enviadas por renomados pesquisadores brasileiros e indianos. São quatorze artigos originais"



Dentre eles, está um artigo de nossa autoria, que aborda uma temática importante da relação do café com o turismo, intitulado:

Helga Cristina Carvalho Andrade, Marina Bernardes Carneiro Moss


Resumo

"A cafeicultura brasileira é composta 60% por agricultores familiares, responsáveis por 25% da produção nacional. No estado de Minas Gerais, a cafeicultura exerce grande influência sobre muitas economias locais, cujos municípios em geral estão localizados em áreas de montanha. O café, no contexto da agricultura familiar, não pode ser tratado com um produto genérico, já que em torno do mesmo formou-se uma cultura que ultrapassa o modo produtivo, influenciando a vida em comunidade, as tradições e mesmo a qualidade do produto final. Por ser um produto influenciado pelo microclima e pelo fator humano, o café goza de prestígio como gênero gastronômico, e o universo que o envolve pode atrair fluxo turístico para as regiões produtoras. Na Colômbia, características locais – grande maioria de agricultores familiares, dificuldades de cultivo em larga escala e de comercialização – levaram à criação da Federação dos Cafeicultores da Colômbia, organismo que não só buscou a valorização do café colombiano perante o mercado internacional, como promoveu nas origens condições para o desenvolvimento turístico centrado no tripé produto (café) x produtor (cafeicultor) x meio produtivo (microclima). Os objetivos desse trabalho consistem em i) identificar as características semelhantes entre as realidades colombiana e mineira quanto à cultura do café; ii) analisar o modelo de aproveitamento turístico do café na Colômbia; e iii) apontar diretrizes para o turismo rural focado na cafeicultura familiar mineira. A metodologia incluiu três etapas de trabalho, sendo a primeira de revisão bibliográfica, a segunda de investigação documental sobre o objeto de estudo e a terceira uma visita ao Eixo Cafeeiro, para vivenciar uma experiência de turismo rural na Colômbia. Os resultados encontrados mostram que o caso de sucesso na Colômbia, que possui características geográficas e culturais semelhantes ao estado de Minas Gerais com relação ao café, apresenta-se como um modelo a ser analisado e adaptado, visando à valorização do café mineiro em suas especificidades, o incremento de renda do cafeicultor familiar e a criação de uma identidade gastronômica mineira que inclua o café". 


Ficamos muito felizes com o convite para publicação e gostaríamos de compartilhar com vocês todos os belíssimos trabalhos publicados pela revista:






Estaremos presentes no XII Encontro Nacional de Turismo em Base Local (ENTBL) , em São Paulo, para apresentar o artigo oralmente.



Fica o convite a todos que se interessarem.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário